O Nilo é considerado o maior rio do mundo com 7 088 km, sendo a sua nascente na floresta de Nyungwe, Ruanda e a sua foz no Egipto, desaguando assim em delta e no mar mediterrâneo.
Tem uma bacia hidrográfica que ocupa uma área de 3 349 000 km2 abrangendo assim os seguintes países:
- Uganda
- Tanzânia
- Ruanda
- Quénia
- República Democrática do Congo
- Burundi
- Sudão
- Sudão do Sul
- Etiópia
- Egipto
Confluência dos três rios
O rio Nilo é formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e Rio Atbara. O Nilo Azul nasce no LagoTana (Etiópia), confluindo com Nilo Branco em Cartum , capital do Sudão.
Cataratas do Nilo
O Nilo possui várias cataratas, mas na Antiguidade distinguiam-se seis cataratas clássicas do Nilo entre Assuão e Cartum, sendo a primeira em Assuão, constituindo hoje a única catarata do Nilo em território egípcio.
Curiosidade
Tradicionalmente considerava-se que o rio Nilo nasce no Lago Vitória. Contudo, o próprio Lago Vitória tem como principal tributário o rio Kagera, que é por causa disso considerado como fonte mais remota do Nilo.
O rio Kagera, que desagua no Lago Vitória perto da cidade tanzaniana de Bukoba, tem dois afluentes principais, o rio Ruvyironza, que nasce na província de Bururi, no Burundi e o rio Nyabarongo que nasce na Floresta Nyungwe, no Ruanda. No entanto, uma expedição recente descobriu a nascente do rio Rukarara, também afluente do Nyabarongo, ainda na Floresta Nyungwe, mas vários quilómetros a montante, o que permite atribuir ao Nilo o comprimento total de 7088 km.