O golfinho são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae.São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
O que estudam os cientistas?
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
Predadores
Os principais predadores são o tubarão e principalmente o homem sendo o motivo na pesca do atum em que os golfinhos enquanto caçam, os pescadores largam as redes e os golfinho ficam presos nelas, acabando por morrer e mesmo na sua pesca, servindo de substituto da carne de baleia e de atracção para parques aquáticos.Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai, segundo dados do Instituto de Oceanografia da FURG. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na lista vermelha da (IUCN).
Alimentação
Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pela excreções químicas dos peixes, presentes na urina e nas fezes.
Ecolização
O golfinho possui o extraordinário sentido da ecolocalização, trata-se de um sistema acústico que lhe permite obter informações sobre outros animais e o ambiente, pois consegue produzir sons de alta frequência ou ultra-sónicos, na faixa de 150 kHz, sob a forma de cliques ou estalidas. Esses sons são gerados pelo ar inspirado e expirado através de um órgão existente no alto da cabeça, os sacos nasais ou aéreos.
Géneros e espécies
Nota: Alguns membros da família dos golfinhos são designados popularmente como baleia ou boto; por outro lado, há golfinhos que não pertencem à família Delphinidae, como por exemplo o golfinho do Ganges.
- Cephalorhynchus
- Golfinho-de-commerson, Cephalorhynchus commersonii
- Golfinho-chileno, Cephalorhynchus eutropia
- Golfinho-de-heaviside, Cephalorhynchus heavisidii
- Golfinho-de-hector, Cephalorhynchus hectori
- Steno
- Golfinho-de-dentes-rugosos, Steno bredanensis
- Sousa
- Golfinho-corcunda-do-atlântico, Sousa teuszii
- Golfinho-corcunda-do-índico, Sousa plumbea
- Golfinho-corcunda-indopacífico, Sousa chinensis
- Sotalia
- Boto-cinza, Sotalia fluviatilis
- Tursiops
- Gofinho-roaz, Tursiops truncatus
- Golfinho-flíper-comum, Tursiops aduncus
- Stenella
- Golfinho-pintado-pantropical, Stenella attenuata
- Golfinho-pintado-do-atlântico, Stenella frontalis
- Golfinho-rotador, Stenella longirostris
- Golfinho-clímene, Stenella clymene
- Golfinho-listrado, Stenella coeruleoalba
- Delphinus
- Delfim-comum, Delphinus delphis
- Golfinho-comum-de-bico-longo, Delphinus capensis
- Golfinho-comum-de-bico-muito-longo, Delphinus tropicalis
- Orcinus
- Orca (Baleia assassina), Orcinus orca
- Lagenorhynchus
- Golfinho-de-bico-branco, Lagenorhynchus albirostris
- Golfinho-de-laterais-brancas-do-Atlântico, Lagenorhynchus acutus
- Golfinho-de-laterais-brancas-do-Pacífico, Lagenorhynchus obliquidens
- Golfinho-do-crepúsculo, Lagenorhynchus obscurus
- Golfinho-de-peale, Lagenorhynchus australis
- Golfinho-ampulheta, Lagenorhynchus cruciger